Detalhes Casamento

Save the money

11.9.2014

Quando o assunto são as finanças e economias para o grande dia, a palavra-chave é “planejamento”. Portanto, se você está vivendo essa fase, saiba que, sim, é o momento de abrir mão das saidinhas frequentes de fim de semana, dos ímpetos consumistas, das baladinhas e cineminhas para deixar aflorar seu lado mais criativo e se divertir gastando pouco: cozinhar com o futuro marido, ver TV em casa e reunir-se com os amigos recém-casados podem ser boas opções para esse período de completo “Save the money”. Mas olhe pelo lado positivo: será uma ótima oportunidade de ganhar ainda mais intimidade com seu noivo (a) e amigos!

Está decidido a seguir adiante? Então vamos às principais dicas!

 

Planilhas: o primeiro passo é lançar um olhar “nu e cru” sobre a vida financeira do casal. É preciso identificar como o dinheiro tem sido gasto, onde é possível economizar e então começar a guardar. Organizar tudo em uma planilha é uma excelente saída para acompanhar em detalhes os gastos. Aproveite para fazer uma planilha também para o casamento, inserindo tudo o que pretendem gastar e a previsão de quando conseguirão quitar. Somente após isso, agende a data da cerimônia.

Casa x casamento: decidir onde morar é uma etapa muito importante, afinal, ficar na edícula da casa dos sogros pode ser fatal para o casamento. Por isso, vale a pena refletir bem se terão condições de comprar ou alugar um imóvel, mesmo guardando dinheiro para o casamento. O bom é que, se conseguirem comprar uma casa mais de um ano antes da cerimônia, será possível alugá-la até poucos meses antes do casamento e ganhar um dinheirinho a mais para investir na festa!

Pesquisar muito: acredite, você não vai se arrepender se investir seu tempo procurando o máximo possível de informações sobre casamento. Leia livros e blogs, participe de feiras e fóruns, converse com amigos que já se casaram e com aqueles que estão se planejando para isso. Toda informação é bem-vinda! Além disso, será uma delícia e já vai dar aquele “friozinho na barriga” toda vez que conversar sobre o tema.

Finanças: para manter o dinheiro protegido dos gastos desnecessários, a dica é já reservar o quanto do salário irá para a poupança (pode ser conta conjunta ou aplicações também), todo mês. É claro que, de vez em quando, pode acontecer de os valores não baterem e você ter que “assaltar” sua própria reserva, mas com certeza esse comportamento vai te ajudar bastante a se organizar e a viver com o que sobrou do salário até o final do mês. Outra dica é já investir em itens para a festa, assim o dinheiro não fica “dando sopa” na poupança. Mas lembre-se: procure fazer pagamentos à vista. Isso ajuda a economizar e pode fazer diferença nos dias que antecedem a festa, quando sempre surgem gastos extras.

 

Fotos: Caminho da noiva / Enfim casada / Tudo pra noiva/Pinterest.

deixe seu comentário