Detalhes Casamento

Melhor mês para casar

23.10.2014

Escolher o dia da cerimônia é uma tarefa que exige muito planejamento dos noivos, seja para acertar no estilo da recepção ou para garantir que as pessoas mais queridas estejam presentes.

Por isso, o Casa Terrana traz algumas dicas para te ajudar a decidir a melhor data, em uma análise dos prós e contras dos 12 meses do ano. Abra o calendário e decida qual deles é o ideal para você!

 

Janeiro

Se você deseja começar o ano de alianças trocadas, é bom saber que janeiro é o mês menos procurado para casamentos, o que pode facilitar a negociação de preço com os fornecedores, além de haver maior disponibilidade de datas em igrejas. Para quem tem parentes em cidades distantes ou outros estados, é um mês vantajoso, já que muitas pessoas costumam estar de férias e fica mais fácil viajar.

A desvantagem é o excesso de calor e a alta incidência de chuva, por isso, neste mês, o ideal são cerimônias noturnas e em locais cobertos. Além disso, é provável que alguns convidados já tenham viagens planejadas e, por ser um período de alta temporada, a lua de mel pode ficar cara.

Fevereiro
A decoração é um dos pontos fortes neste mês. As flores tropicais estão em sua melhor fase e o mês das angélicas (flor com aroma que atrai muito as noivas). Na primeira quinzena do mês, outra vantagem é o horário de verão, que deixa as pessoas mais animadas e faz a festa durar mais.

Como as chuvas ainda são fortes e frequentes neste mês, pode ser arriscado optar por uma cerimônia ao ar livre. Além disso, é preciso atenção para não escolher uma data na semana do Carnaval, já que muitas pessoas aproveitam o feriado para viajar.

Março
As noivas que gostam das orquídeas encontram boa oferta da flor e podem escolhê-la para a decoração neste mês. Como o calor começa a diminuir, os casamentos ficam menos desconfortáveis e as cerimônias ao ar livre são mais indicadas – embora seja preciso ter um plano B, já que as “águas de março” podem invadir sua cerimônia!

Como a alta temporada termina em março, é um mês vantajoso para quem deseja fazer uma boa viagem sem gastar muito. 

Abril

Para alguns especialistas, é considerado o melhor mês para casar e para realizar cerimônias ao ar livre, já que as chuvas acabaram e o clima é mais ameno, já que o calor foi embora e o frio ainda não chegou.

Para evitar problemas, a dica é escolher os fornecedores com antecedência, pois o mês tem sido bastante procurado para casamentos. Além disso, a oferta de flores já não é tão grande e os preços começam a subir. O ideal é fazer um bom planejamento.

Maio

Maio já não é mais conhecido como o “mês das noivas”: ele agora ocupa o sexto lugar no ranking. Por isso, aquela antiga dificuldade para reservar a data em buffets e igrejas tem sido menor. Além do simbolismo da data, a principal vantagem do mês é o clima, que continua ameno e menos propício para chuvas.

A desvantagem é o preço das flores, que estão muito valorizadas por causa do Dia das Mães. Então, vale a mesma dica de abril: antecipe-se para não gastar muito.

Junho
Os homens são os que mais gostam dos casamentos no inverno. Afinal, o clima frio os deixa à vontade com os ternos e fraques. Mas as mulheres também encontram vantagens ao agendarem o casamento para esse mês, já que ele é marcado pela presença das tulipas, que deixam a decoração linda nessa época! Por ser pouco concorrido, junho também é ótimo para tentar descontos com fornecedores.

Embora seja a época com o menor índice de chuvas, é preciso que os ambientes estejam preparados para combater o frio, em cerimônias ao ar livre.

Julho
A elegância dos noivos e convidados é uma das vantagens de se casar em julho, graças ao clima frio. O cardápio, que pode incluir vinhos, comidas mais pesadas, massas e caldos, também contribui para que a cerimônia torne-se ainda mais aconchegante. 
A exemplo de janeiro, as desvantagens podem ser as férias escolares, quando muitas pessoas costumam viajar, e o alto preço da lua de mel.

Agosto

A superstição faz com que muitas noivas escolham esse mês para casar. Mas se você não é uma das que se incomodam com isso, pode aproveitar muito as vantagens desse mês, como a disponibilidade de datas e as belas flores da época, como o copo de leite e a íris.

Setembro
A temporada das flores faz com que setembro encabece a lista dos meses mais procurados para casamentos, junto com dezembro. A temperatura agradável é outra vantagem do mês, além dele ser ideal tanto para cerimônias ao ar livre quanto em locais fechados, já que o clima costuma ser ameno.

Mas se você deseja esse clima romântico para sua cerimonia, é bom se apressar. Setembro é bastante concorrido e as datas se esgotam rápido. O segredo é planejar com antecedência.

Outubro
Também bastante procurado para casamentos, outubro simboliza o auge da primavera, por isso dispõe de diferentes tipos de flores, como frésias e lírios. Com um clima mais quente e pouco risco de chuva, é ótimo para festas e cerimônias ao ar livre.

Para evitar altos custos na lua de mel, a dica é fugir do feriado de 12 de outubro, até porque, muitas famílias viajam nessa semana por conta da emenda com o dia dos professores.

Novembro
A primeira parcela do décimo terceiro salário faz com que os casamentos em novembro ganhem um fôlego a mais em relação aos custos. Por ser o mês das lavandas, as noivas que as escolherem podem ganhar uma cerimônia com ares provençais.

Embora o horário de verão deixe a cerimonia ao ar livre ainda mais bonita, é bom ter um plano B, já que há alta incidência de chuvas. Os dois feriados nacionais (2 e 15) também podem atrapalhar a programação com fornecedores e convidados. Por outro lado, podem ser válidos para os parentes que moram longe e precisam viajar até chegarem ao local da festa.

Dezembro
O clima de festa e o décimo terceiro salário fazem com que dezembro seja um dos meses mais procurados para casamentos. Na decoração, as rosas são ótimas opções, já que estão mais belas nessa época.

Por ser bastante concorrido, é bom reservar a data com bastante antecedência, já que elas se esgotam rápido nas duas primeiras semanas do mês. Por causa da alta temporada, a lua de mel sai bem mais cara do que nos meses anteriores. Além disso, o calor exige mais cuidados em relação à maquiagem e à climatização da festa. Pela alta incidência de chuvas, é arriscado demais fazer cerimônias ao ar livre.

 

Informações: Só para Noivas / Juicy Santos

Fotos: Pinterest

deixe seu comentário