Detalhes Casamento

Convite de Casamento

14.8.2014

Pode até parecer clichê, mas sabe aquela frase que diz: "a primeira impressão é a que fica"? Pois bem, ela faz todo o sentido quando se trata da escolha do convite de casamento. Eles são como cartões de visita porque representam para os seus convidados a imagem do que deverá ser a cerimônia. Eles demonstram o estilo, o nível, a forma da cerimônia. Tudo estará ali, impresso, resumindo o que será o grande dia.

Ao gosto dos noivos

Os convites de casamento não são todos iguais – e nem devem ser. Há os mais formais, mais simples e, ainda, os tradicionais. O que realmente importa é que todos expressam o desejo verdadeiro da união entre duas pessoas. Por isso, sua escolha deve levar em conta o estilo do casal e da cerimônia: se for mais sofisticada, pede-se um convite de casamento formal ou tradicional, mas, se os noivos optarem por um matrimônio mais moderno, o ideal é fazer um convite temático para que o convidado, ao recebê-lo, já entre no clima da festa.

Passo a passo para não errar

Do tradicionalismo religioso ao modernismo dos casamentos, é importante que os noivos tenham sempre em mente que é preciso manter regras de outros tempos para que cerimônia seja encarada com a importância de antigamente. Por isso, a Casa do Convite by Carol Sacilotto aponta dicas para que você não erre nesse quesito fundamental.

Passo 1: O convite é normalmente em papel branco, marfim ou creme, e as letras apresentam-se em relevo, dando a sensação de que foram escritas à mão. As letras são sempre escritas em cores escuras. Porém, a regra principal é que os convites estejam em harmonia com a cerimônia e com as informações legíveis. Brasões estão super em alta e criam a sensação de identidade visual...que é muito elegante!

 

Passo 2: Atenção ao que vai escrever no convite. Se for uma festa simples, pode optar por grafar apenas o nome completo dos noivos, com a hora, a data e o local da cerimônia. Já nos casos em que a formalidade impera, é aconselhável escrever os nomes completos dos pais, dos noivos, a hora, o local e o traje adequado para a ocasião. Apelidos carinhosos não ficam bem em nenhum dos dois modelos.

 

Passo 3: É importante saber se as pessoas convidadas vão ou não comparecer ao casamento, afinal, as cerimoniais contratadas, geralmente, apresentam orçamento de acordo com a quantidade de pessoas que comparecerão ao evento. Convém informar um número de telefone para o qual as pessoas possam telefonar e dar a confirmação da sua presença. 

DICA: Adicione ao convite de casamento um cartãozinho com o RSVP (Répondez S'il Vous Plâit- Responda, por favor). Caso necessário, estipule uma data limite para confirmação. Geralmente, cerca de dez dias antes do casamento.

Passo 4: Ao convidar um casal, deve-se escrever o nome de ambos – e, neste caso, não precisam ser nomes e sobrenomes. Porém, se o casal tiver filhos, basta escrever o nome da pessoa do sexo masculino da casa, convidando a ele e à sua família. Assim, os filhos e esposa estarão convidados para a cerimônia. Mas atenção: qualquer outro membro da família desta pessoa que você queira convidar, irmão ou filho já casado, deve receber um convite à parte.

Passo 5: O convite deve ser entregue pessoalmente pelos noivos ou, então, enviado pelo correio, isto se a distância assim o justificar. Nos dois casos, é primordial que o convite seja enviado com até um mês e meio de antecedência.

Passo 6: Como os convites do casamento são entregues muito próximo à data do evento você pode enviar um Save The Date antes, que, nada mais é que uma espécie de pré-convite, avisando aos parentes e amigos para reservarem a data na agenda para o seu casamento.

 

Tenha em mente que o convite de casamento é fundamental para o seu grande dia. Por isso, seja cautelosa e tenha bom senso na hora da escolha. O tipo certo, as cores, o material, o formato e os dizeres são fundamentais para esse que passará aos convidados a primeira impressão de seu casamento. E a primeira impressão, nesse caso, realmente é a que fica!

 

Texto e informações: Consultoria Casa do Convite by Carol Sacilotto
Rua Capitão Manoel dos Santos Sobrinho, 54 - Conserva Americana-SP
Fones (19) 3461-0246 / 3601-0246
casadoconvite@hotmail.com

Fotos: Pinterest

deixe seu comentário