dicas
21-ago-2014
Músicas para a cerimônia de casamento
Nada melhor do que a música para emocionar noivos, padrinhos e convidados durante a cerimônia de casamento. Mas, na hora de escolher o repertório, é preciso considerar o estilo e o local da celebração para garantir que o som harmonize com a proposta pensa

O primeiro passo para fazer bonito na hora de planejar o som para a cerimônia de um casamento é optar pelos músicos certos. Por isso, é importante verificar se o grupo tem experiência e é especialista no ramo. Deve-se também levar em consideração a qualidade dos equipamentos oferecidos para evitar distorções, ruídos e falhas que possam comprometer a celebração.

Vale ficar alerta também quanto a músicos de outros segmentos que se aventuram a tocar em cerimônias. Na dúvida, procure ouvir o grupo tocando ao vivo antes da contratação.

Feito isso, vem uma das fases mais empolgantes do casamento: a escolha do repertório. O ideal é que as músicas comecem logo na recepção dos convidados. Nesta hora, o melhor é optar por músicas eruditas (clássicas) ou internacionais e nacionais lentas, que ajudarão a promover um clima agradável enquanto aguardam o início da cerimônia.

Já para a celebração, as principais recomendações são músicas eruditas, sacras, temas de filmes e canções populares internacionais ou nacionais. O músico Alan Ricardo Tunucci, do grupo Clarins & Inovação, comenta que alguns tipos de música, como samba, pagode, heavy metal e sertanejo, devem ser evitados.

Se a música for cantada, é importante conhecer sua letra e se certificar de que ela traz uma mensagem condizente com o momento. Levar em consideração a especialidade, formação e instrumentos musicais dos profissionais contratados também é recomendável. Por fim, dentre as opções cabíveis, deve imperar o gosto do casal.

Mesclar estilos

Uma dúvida comum é: músicas modernas podem estar na cerimônia? Para Tunucci, a melhor opção é mesclar o repertório, já que as canções atuais irão agradar aos jovens, enquanto as tradicionais tendem a ser mais conhecidas e atingem uma faixa etária maior.

Instrumentos

Dentro dos estilos musicais cabíveis a uma cerimônia, não há restrições quanto aos instrumentos utilizados. Porém, há opções mais utilizadas, como o teclado ou o piano, o violino, o violoncelo, os clarins e as vozes masculinas e femininas. Cabe aos noivos escolherem as opções oferecidas pelo grupo musical contratado. Quanto à participação dos músicos, o ideal é que seja bastante discreta, já que o foco está no casal e na ocasião.

Informações: Clarins & Inovação
www.clarinsinovacao.com.br

 Fotos: Anderson Martins - Foto e Vídeo

www.andersonmartinsfotografia.com.br

CADASTRE-SE
PARA RECEBER NOVIDADES
ENVIAR
CONTATO
contato@casaterrana.com.br
(19) 3468-3673 | (19)98429-1718

Rua Luiz Gonzaga Contatto, 294
Jardim América | Americana-SP
Desenvolvido por
|
sites • lojas virtuais • sistemas
CONTATO
contato@casaterrana.com.br
(19) 3468-3673

Rua Luiz Gonzaga Contatto, 294
Jardim América
Americana/SP
CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES
ENVIAR
Desenvolvido por
|
sites • lojas virtuais • sistemas